Artrite reumatoide: Saiba identificar e tratar essa doença corretamente!

  • Padres Marfa
  • Category : Saúde
  • Tags:
Saúde

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, que faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano. Se você está com este tipo de artrite, conhecer essa doença a fundo é fundamental para saber como é feito o tratamento.

Se você deseja conhecer mais sobre essa doença autoimune, este artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é caracterizada por pequenas articulações das mãos e dos pés interferir no revestimento das articulações e causar o inchaço doloroso que pode resultar em uma deformidade articular.

Além disso, essa doença pode afetar em alguns casos outros órgãos do corpo como os olhos, a pele, os pulmões e também vasos sanguíneos. É mais frequente seu desenvolvimento em mulheres acreditando-se que pelo fator hormonal, onde o estrogênio mexe com o sistema imune da mulher com mais facilidade do que o hormônio masculino.

Quais os melhores remédios?

O tratamento medicamentoso pode ser feito para conter as dores, através de algum remédio para relaxar os músculos. Já para conter a artrite reumatoide os remédios utilizados para conter a doença agem no sistema imunológico de forma a impedi-lo de progredir com a doença, não sendo considerados remédios paliativos para conter os seus sintomas.

O uso de remédios por pacientes é de extrema necessidade, pois eles fazem com que a doença fique adormecida, impedem que os pacientes sejam submetidos a cirurgias e também não ajuda para que eles não percam a capacidade funcional dos membros afetados.

Os remédios mais utilizados para o tratamento são:

  • Prednisona;
  • Orencia;
  • Metotrexato;
  • Actemra;
  • Sulfassalazina;
  • Leflunomida.

E em caso de querer aliviar as dores mais rapidamente, pode-se utilizar também o relaxante muscular Torsilax, facilmente encontrado em farmácias e drogarias.

febre

Quais são os sintomas dessa doença?

Os sintomas da artrite reumatoide podem variar em termos de gravidade, e também poderão ser intermitentes, ou seja, aparecer e desaparecer com frequência, dificultando o seu diagnóstico e aumentando a gravidade do problema.

Nos momentos de crises da doença, o inchaço e a dor nas juntas aparecem primeiramente em articulações menores como as que ligam os dedos das mãos e dos pés, e em seguida vai se progredindo para os pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros, onde na maioria das vezes os sintomas se manifestam mais facilmente nas articulações dos joelhos e poderão incluir também os seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Rigidez e dificuldade de se movimentar principalmente no período da manhã;
  • Nódulos sobre a pele;
  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações;
  • Dores nas regiões das articulações como braços, pernas, mãos, dedos, pés, cotovelos, joelhos, ombros e etc.

A artrite reumatoide tem cura?

Infelizmente a artrite reumatoide é uma doença crônica e que ainda não há cura, porém existem diversos tratamentos que podem fazer com que a doença fique controlada, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida satisfatória.

Normalmente, o tratamento é feito a partir de medicamentos para atuar contra dores, inchaços, febre, e demais desconfortos causados pela doença. De acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica, podem ser feitos tratamentos que incluam fisioterapia, atividades físicas e também hábitos mais saudáveis que poderão afetar positivamente na qualidade de vida destes pacientes.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais libido casal
Saúde
Aumento da Libido: Tratamentos naturais, psicológicos, e tudo sobre esse processo

Com o passar do anos é normal que se perca um pouco do desejo sexual, isso se deve ao fato de que os hormônios começam a diminuir sua produção e interferem em diversas funções do corpo, inclusive no apetite sexual. Mas hoje nós vamos contar algumas maneiras que você pode …

vitaminas
Saúde
Vitaminas: Quais a sua importância no dia a dia? Onde encontrá-las? Existe excesso? Contamos tudo aqui!

No dia a dia precisamos de consumir algumas vitaminas para que nosso organismo funcione bem. São vitaminas, minerais e outros nutrientes que trabalham para melhorar os sistemas do corpo e assim possibilitando uma vida mais saudável e cheia de energia. A grande maioria das vitaminas podem ser consumidas pela alimentação …

espinha na bochecha
Saúde
Remédios para espinhas: Com receita médica, sem receita, cuidados ao tomar, efeitos colaterais e mais!

As espinhas podem aparecer em pessoas de várias idades e geralmente costumam causar bastante constrangimento em quem as possui. Se você também está com espinhas no rosto e no corpo e por isso deseja dar fim a elas, este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar sobre …