Artrite reumatoide: Saiba identificar e tratar essa doença corretamente!

  • Padres Marfa
  • Category : Saúde
  • Tags:
Saúde

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, que faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano. Se você está com este tipo de artrite, conhecer essa doença a fundo é fundamental para saber como é feito o tratamento.

Se você deseja conhecer mais sobre essa doença autoimune, este artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é caracterizada por pequenas articulações das mãos e dos pés interferir no revestimento das articulações e causar o inchaço doloroso que pode resultar em uma deformidade articular.

Além disso, essa doença pode afetar em alguns casos outros órgãos do corpo como os olhos, a pele, os pulmões e também vasos sanguíneos. É mais frequente seu desenvolvimento em mulheres acreditando-se que pelo fator hormonal, onde o estrogênio mexe com o sistema imune da mulher com mais facilidade do que o hormônio masculino.

Quais os melhores remédios?

O tratamento medicamentoso pode ser feito para conter as dores, através de algum remédio para relaxar os músculos. Já para conter a artrite reumatoide os remédios utilizados para conter a doença agem no sistema imunológico de forma a impedi-lo de progredir com a doença, não sendo considerados remédios paliativos para conter os seus sintomas.

O uso de remédios por pacientes é de extrema necessidade, pois eles fazem com que a doença fique adormecida, impedem que os pacientes sejam submetidos a cirurgias e também não ajuda para que eles não percam a capacidade funcional dos membros afetados.

Os remédios mais utilizados para o tratamento são:

  • Prednisona;
  • Orencia;
  • Metotrexato;
  • Actemra;
  • Sulfassalazina;
  • Leflunomida.

febre

Quais são os sintomas dessa doença?

Os sintomas da artrite reumatoide podem variar em termos de gravidade, e também poderão ser intermitentes, ou seja, aparecer e desaparecer com frequência, dificultando o seu diagnóstico e aumentando a gravidade do problema.

Nos momentos de crises da doença, o inchaço e a dor nas juntas aparecem primeiramente em articulações menores como as que ligam os dedos das mãos e dos pés, e em seguida vai se progredindo para os pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros, onde na maioria das vezes os sintomas se manifestam mais facilmente nas articulações dos joelhos e poderão incluir também os seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Rigidez e dificuldade de se movimentar principalmente no período da manhã;
  • Nódulos sobre a pele;
  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações;
  • Dores nas regiões das articulações como braços, pernas, mãos, dedos, pés, cotovelos, joelhos, ombros e etc.

A artrite reumatoide tem cura?

Infelizmente a artrite reumatoide é uma doença crônica e que ainda não há cura, porém existem diversos tratamentos que podem fazer com que a doença fique controlada, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida satisfatória.

Normalmente, o tratamento é feito a partir de medicamentos para atuar contra dores, inchaços, febre, e demais desconfortos causados pela doença. De acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica, podem ser feitos tratamentos que incluam fisioterapia, atividades físicas e também hábitos mais saudáveis que poderão afetar positivamente na qualidade de vida destes pacientes.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

baixar glicose
Saúde
Como baixar a glicose: Conheça os melhores produtos e hábitos para melhorar sua saúde!

Estar com bons níveis de açúcar no sangue é fundamental para ficar com boa saúde e evitar vários tipos de problemas, porém pode acontecer de algumas vezes a glicose ficar alta, e se esse é o seu caso e você está em busca de como baixar a glicose, saiba que …

impotencia sexual
Saúde
Impotência sexual: Veja porque ela acontece e os melhores tratamentos naturais!

A impotência sexual não é um problema tão raro e incomum quanto pensamos. Boa parte da população reclama desse problema, tanto homens quanto mulheres. Além de ser um problema terrível para a autoestima a autoconfiança, a impotência afeta o desempenho sexual e prejudica a vida do casal que sofre com …

melhorar disposicao
Saúde
Como melhorar a disposição: Veja as melhores dicas naturais para ter mais energia!

Com o passar do tempo, nosso corpo vai ficando cansado e menos disposto para as tarefas diárias, desde as mais simples até as mais complexas. E isso não é nenhum problema, afinal, o envelhecimento é um processo natural do corpo e infelizmente, tem suas consequências. Porém, podemos mudar a situação …