Bebês gêmeos: Tire todas as suas dúvidas sobre eles aqui!

gemeos
dicas

Não é raro muitas mulheres terem vontade de ter bebês gêmeos, inclusive é a fantasia de muitas mamães poder vestir os menininhos exatamente iguais, fazer peças personalizadas e curtir todo o momento com ambos. Algumas querem apenas ter uma economia na hora das comemorações e tempo, fazendo tudo de uma vez para os dois.

Independente dos motivos, existem muitos mitos em torno desse processo da gestação de gêmeos. Por isso vamos hoje explicar a você tudo sobre eles e tirar suas dúvidas.

Como se formam?

Para você entender melhor antes de procurar como engravidar de gêmeos, entenda como eles se formam no útero. Esse processo não é tão comum e depende de diversos fatores para ocorrer, incluindo do próprio óvulo da mamãe.

Funciona resumidamente assim: ou seu óvulo se divide depois de ser fecundado ou seu corpo acidentalmente produziu dois ovócitos de uma vez (gerando dois óvulos fecundados). Continue lendo para entender cada um dos processos.

Gêmeos univitelinos

Também conhecidos como gêmeos monozigóticos, esse processo acontece quando a mãe produziu seu ovócito no mês normalmente, ele foi fecundado por um espermatozoide saudável, mas por algum motivo, após a fecundação, o óvulo se dividiu.

Isso mesmo, ele literalmente se parte em dois. E exatamente por ser uma célula duplicada, seu filho será monozigótico, ou seja, veio do mesmo zigoto. Por isso você deve conhecer gêmeos que são um a cara exata do outro (e do mesmo sexo também). É porque eles são literalmente a mesma pessoa, têm o mesmo DNA e são considerados clones cientificamente, já que vieram do mesmo óvulo.

A personalidade dessas crianças nunca será a mesma, pois isso depende de fatores externos e não genéticos. Um grande problema que preocupa mamães de bebês mono são as complicações na divisão do óvulo. Acontece às vezes do óvulo não se partir direito e gerar um óvulo meio difundido, que cria os gêmeos conjuntos, siameses e outras deformações. Isso normalmente ou causa a morte de um dos bebês ou pode gerar um deles convivendo com o outro dentro de si.

Bivitelinos

Nesse caso, os gêmeos bivitelinos vieram de óvulos diferentes e espermatozoides diferentes. A condição da divisão de um óvulo já não é lá muito comum, imagina a produção de DOIS ovócitos no corpo?!

Para essa condição, os gêmeos não necessariamente terão o mesmo sexo, uma vez que espermatozoides diferentes fecundaram os óvulos, podendo um ser XX e o outro XY, gerando um casal de gêmeos.

Para esses irmãos também, não haverá DNA idêntico, muito menos clones humanos. Essa condição rara é como se fosse um espermatozoide fecundando uma mulher e outro fecundando outra, só que tudo na mesma barriga. Não é comum de acontecer e os filhos só vão possuir 50% de identificação nos genomas.

Uma vantagem, é que essa forma de reprodução, apesar de inesperada, causa menos preocupações e tem menos riscos que a primeira falada acima.

Fatores que favorecem

Tem como “forçar” uma gravidez de gêmeos? Não, essa singularidade biológica é um privilégio que poucos têm. Alguns fatores influenciam, que são: a idade da mãe, que a partir de 35 anos tem mais chances de ter gêmeos (afinal, a divisão do óvulo é como se fosse uma falha dele).

Também mulheres mais altas e com mais peso têm mais chances de engravidar, além de mulheres que já engravidaram antes também. Por fim, a etnia e o fato de ser inseminação artificial também colaboram.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aprender ingles
dicas
Aprender inglês: Saiba como falar a língua americana com mais facilidade!

Hoje em dia não é novidade para ninguém que o inglês é fundamental para os estudos e o mercado de trabalho. Sendo a língua mais falada por não nativos em todo o mundo, o inglês pode te abrir diversas oportunidades para se conectar com pessoas de países completamente distantes, de …

beneficios do trabalhador
dicas
Benefícios do trabalhador: Saiba quais são e exija os seus direitos agora mesmo!

Todo trabalhador possui direitos e deveres quando está exercendo seu trabalho, porém muitos deles ainda desconhecem quais são os benefícios do trabalhador e por isso ficam lesados na hora de recebê-los. Se você também deseja saber quais são esses benefícios, esse artigo é para você, continue conosco e confira! Vale …

sodexo
dicas
Sodexo: O que é essa empresa e como funciona seu serviço de vale alimentação!

Para os funcionários de carteira assinada, só o salário não é suficiente para manter uma boa qualidade de vida. É necessário alguns benefícios para reduzirem os nossos gastos com coisas básicas como alimentação. Para a empresa, também é uma grande vantagem encontrar alguma forma de mediação e redução de gastos …