Candidíase na gravidez: Prejudica o bebê? É transmissível? Saiba aqui

mulher com coceira vaginal
Saúde

A candidíase é uma infecção causada por fungos e que pode afetar a pele, as unhas e até mesmo os órgãos genitais de uma pessoa. Em alguns casos pode ser que a mulher tenha candidíase na gravidez, assim é necessário que ela tome alguns cuidados, para dar fim a esta infecção.

Se você deseja entender mais sobre a candidíase na gravidez, esse artigo é para você. Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Prejudica o bebê?

Por se tratar de uma situação muito comum devido os altos níveis de estrogênios no corpo da mulher durante a gravidez, a candidíase, caracterizada pelo crescimento do fungo cândida albicans, se favorece desta situação e acaba por se multiplicar, principalmente na região da vagina da mulher.

No entanto, a candidíase na gravidez não prejudica o bebê, porém caso este venha a nascer de parto normal e a mulher ainda apresente este quadro, o bebê poderá sim ser contaminado, e então apresentar a candidíase nos seus primeiros meses de vida.

Caso isso aconteça o bebê poderá apresentar placas esbranquiçadas no céu da boca e também no interior das suas bochechas, que são sintomas da candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho.

Além disso, caso a situação se mantenha durante a amamentação, o bebê poderá retransmitir o fungo para a mãe, que irá desenvolver a candidíase mamária, que dificulta o processo de amamentação do bebê.

Pode causar sangramento?

A candidíase por si só não causa sangramento, e sim corrimentos, normalmente de cor esbranquiçada ou amarelada. No entanto, durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas transformações, principalmente o aumento da pressão arterial que acontece na placenta, o que pode ocasionar sangramento vaginal.

Embora seja uma situação muito comum na gravidez, o ideal é que busque ajuda médica sempre que perceber esse sangramento para que possa ser investigado ao certo a sua causa.

mulher gravida

Pode ter parto normal?

Sim, mas desde que a candidíase seja tratada antes de iniciar o trabalho de parto, pois caso a mãe faça o trabalho de parto ainda apresentando o quadro de candidíase, o bebê poderá ser afetado e apresentar alguns sintomas da doença.

É transmissível?

Sim, a candidíase na gravidez, assim como qualquer outra doença causada por fungos poderá ser transmitida através do contato com o fungo causador.

Portanto, ao apresentar os sintomas da doença evite compartilhar roupas íntimas e manter relações sexuais sem a utilização da camisinha.

Como tratar?

Normalmente o tratamento para candidíase na gravidez é feito através do uso de cremes vaginais ou pomadas antifúngicas, que são receitadas pelo ginecologista ou mesmo pelo médico responsável pelo parto, para que a infecção não seja transmitida para o bebê durante o parto.

Dentre os principais remédios receitados para a candidíase na gravidez citamos o Miconazol, Clotrimazol, Butoconazol, Fluconazol e a Nistatina, que devem ser utilizados somente com a recomendação médica para não prejudicar a gravidez.

O tratamento normalmente consiste na aplicação dos remédios diariamente na vagina, por um período que pode chegar até 10 dias.

Quer saber mais sobre os tratamentos da candidíase, clique aqui e saiba se o fluconazol funciona mesmo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacinação
Saúde
Porque vacinar o seu filho? Saiba a importância dessa ação!

A vacinação das crianças é muito importante para que elas fiquem imunes a vários tipos de vírus e assim não peguem doenças. No entanto, muitos pais ainda deixam de levar seus filhos para vacinar, e por isso a seguir eu irei falar um pouco sobre a importância da vacinação. Não …

mais libido casal
Saúde
Aumento da Libido: Tratamentos naturais, psicológicos, e tudo sobre esse processo

Com o passar do anos é normal que se perca um pouco do desejo sexual, isso se deve ao fato de que os hormônios começam a diminuir sua produção e interferem em diversas funções do corpo, inclusive no apetite sexual. Mas hoje nós vamos contar algumas maneiras que você pode …

vitaminas
Saúde
Vitaminas: Quais a sua importância no dia a dia? Onde encontrá-las? Existe excesso? Contamos tudo aqui!

No dia a dia precisamos de consumir algumas vitaminas para que nosso organismo funcione bem. São vitaminas, minerais e outros nutrientes que trabalham para melhorar os sistemas do corpo e assim possibilitando uma vida mais saudável e cheia de energia. A grande maioria das vitaminas podem ser consumidas pela alimentação …