Foliculite: Saiba quais são os tipos, onde aparecem e como tratar!

foliculite depilação
beleza

Muitas pessoas sofrem com a Foliculite, mas algumas nem ao menos sabem do que se trata, no primeiro momento, esse termo pode parecer estranho aos ouvidos, mas é importante saber que esse problema é bem mais comum do que se imagina, mas afinal, o que é foliculite?

Trata-se de uma inflamação de um ou de vários folículos pilosos, muito semelhante às lesões provocadas pela acne, sendo que essa inflamação pode acontecer em diversos partes do corpo, ou seja, onde tiver a presença de folículos, poderá ocorrer esse problema. Também é importante saber que existem variações da foliculite, há casos menos e mais graves, sendo muito importante que a pessoa consiga identificar muito bem cada uma dessas variações, são elas:

  1. Foliculite superficial: A mais comum de todas e que atinge principalmente a parte de cima do folículo piloso.
  2. Foliculite profunda: Esses casos são mais raros, porém costuma atingir uma boa parte das pessoas que sofrem com esse problema, geralmente é desenvolvida quando ocorre alguma complicação no primeiro caso.

Como evitar a Foliculite?

Existem algumas medidas que as pessoas podem tomar no dia a dia para impedir o aparecimento da foliculite saiba mais aqui, se você deseja aprender como evitar esse problema, basta seguir alguns passos básicos, como, por exemplo:

  • Usar diariamente sabonetes antissépticos, principalmente nas áreas atingidas.
  • Compressas de água morna.
  • Evitar roupas muito apertadas ou justas.
  • Evitar métodos de depilação que podem provocar o encravamento dos pelos.
  • Evitar tecidos que provocam a retenção do suor.
  • Usar sempre hidratantes que tenham como base a ureia ou o ácido glicólico.

Foliculite na barba

Uma das modalidades mais comuns entre os homens é a foliculite na barba, sendo que esse problema surge mais frequentemente após realizar o corte da barba. O rosto e o pescoço são as áreas mais atingidas por esse problema, e os sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão, e também pequenas bolinhas de cor avermelhada.

Em casos mais leves, esse problema costuma desaparecer com o passar do tempo, sendo necessário tomar algumas medidas simples, com a limpeza correta da região, porém, caso o problema se agrave é muito importante buscar a ajuda de um dermatologista.

foliculiteFoliculite na virilha

Já as mulheres costumam sofrer com a foliculite na virilha, a causa na maioria das vezes está relacionada ao método de depilação escolhida, sendo muito importante manter a região sempre hidratada e também limpa, usar produtos específicos também ajuda não só a tratar, como também a prevenir o aparecimento desse problema nessa área.

Remédio para foliculite

Por ser algo cada vez mais comum, existem alguns medicamentos feitos especialmente para tratar esse problema, e o melhor remédio para isso irá depender da gravidade de cada caso. Em situações mais severas é comum que o médico indique o uso de antibióticos, já para casos mais leves, os próprios cuidados diários já consegue resolver o problema.

Pomada

A pomada para foliculite também é muito utilizada, independentemente da região afetada, uma vez que o seu uso é muito simples e prático, a recomendação é buscar uma pomada para pelo encravado da sua preferência e que pode ser facilmente encontrada em farmácias e drogarias.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

unhas decoradas
beleza
Unhas decoradas: Veja quais as melhores opções para fazer em casa!

As brasileiras estão entre as mulheres mais vaidosas do mundo, e as unhas são elementos muito importantes nesses cuidados com a beleza, e uma das maneiras encontradas por elas para valorizar cada vez mais as mãos é utilizar a técnica das unhas decoradas, sendo que eventualmente surgem dúvidas sobre quais …

rinoplastia de correção
beleza
Rinoplastia: Saiba tudo sobre a cirurgia de correção de nariz

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas nos consultórios, uma vez que através desse procedimento é possível corrigir imperfeições no nariz, e as suas possibilidades são inúmeras, o médico consegue diminuir, aumentar, afinar, arrebitar, etc., tudo vai depender do objetivo do procedimento, que deve ser feito por um …

beleza
Pele Bonito: Saiba os cuidados para ter um pele radiante!

Todo mundo sempre que ter cabelos bonitos e saudáveis, mas também uma pele bonito e bem hidratada. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo que com o passar do tempo é comum que algumas das suas propriedades sejam alteradas, ao mesmo tempo, diversas áreas ficam muito expostas …