Menstruação Atrasada: Veja quais são os prováveis motivos e saiba o que fazer!

mentruacao atrasada
Saúde

Normalmente a mulher possui um ciclo menstrual que dura entre 25 e 31 dias, porém nem sempre a mulher que tem o ciclo regular terá a menstruação no dia esperado, pois é muito comum que ela tenha a menstruação atrasada, e ao contrário do que muitos pensam isso nem sempre simboliza uma gravidez.

Se você também está com a menstruação atrasada, e não sabe o que pode ser esse artigo é para você, então continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber!

O que pode ser menstruação atrasada?

Logo quando a menstruação atrasa é muito comum que as mulheres fiquem com suspeita de gravidez, porém em muitos casos esse atraso pode ser ocasionado por uma mudança hormonal que é ocasionada por vários fatores.

Na maioria dos casos a menstruação atrasa alguns dias, que podem ir de 1 a 5 dias, porém em outros ela poderá atrasar mais de meses.

O ideal é que se a mulher teve relação sexual desprotegida, ela faça um teste de gravidez de farmácia para saber se ela pode estar grávida. E se o teste der negativo, o atraso pode ter ocorrido por outros fatores e por isso deve ser investigado.

Alguns dos principais motivos que podem levar a mulher a ter a menstruação atrasada são:

  • Dietas restritivas;
  • Distúrbios alimentares;
  • Estresse;
  • Menopausa precoce;
  • Alterações ovarianas;
  • Doenças que podem causar alterações hormonais, como mioma, endometriose, e ovários policísticos;
  • Excesso de atividades físicas;
  • Uso de anticoncepcionais de forma prolongada;

O ideal é que as mulheres que estão com a menstruação atrasada consultem um ginecologista para que seja possível descobrir a causa do problema.

Gravidez

A gravidez é uma das principais causas da menstruação atrasada, embora não seja a única, mas geralmente as mulheres que estão grávidas costumam ter a ausência de menstruação por vários meses, desde a concepção até o nascimento do bebê.

O ideal é que a mulher realize um teste de gravidez para que seja possível descobrir se ela está ou não grávida, sendo que ela poderá optar por testes caseiros, que podem ser feitos com itens que a mulher possui em casa mesmo, ou pode optar por testes de farmácia, que costumam trazer resultados satisfatórios.

Lembrando que o exame de sangue é a melhor forma de conseguir a confirmação da gravidez.

Mudanças de peso pode causar menstruação atrasada

Quando a mulher sofre mudanças bruscas no peso pode ser que ela tenha o atraso da sua menstruação, pois as células de gordura ajudam na produção de colágeno e por isso estão relacionadas ao amadurecimento dos óvulos, podendo alterar todo o ciclo menstrual.

Por esse motivo é muito comum que a pessoa que teve uma grande mudança em seu peso tenha a menstruação atrasada.

Estresse

Outro fator que pode ajudar a atrasar significativamente a menstruação é o estresse, pois quando a mulher fica estressada os seus hormônios irão sofrer várias disfunções e por isso a menstruação poderá não vir na data prevista.

Além do mais, se o estresse estiver associado à ansiedade, esse atraso poderá ser muito maior. Evitar distúrbios emocionais ajuda a evitar a desregulação do ciclo menstrual.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

impotencia sexual
Saúde
Impotência sexual: Veja porque ela acontece e os melhores tratamentos naturais!

A impotência sexual não é um problema tão raro e incomum quanto pensamos. Boa parte da população reclama desse problema, tanto homens quanto mulheres. Além de ser um problema terrível para a autoestima a autoconfiança, a impotência afeta o desempenho sexual e prejudica a vida do casal que sofre com …

melhorar disposicao
Saúde
Como melhorar a disposição: Veja as melhores dicas naturais para ter mais energia!

Com o passar do tempo, nosso corpo vai ficando cansado e menos disposto para as tarefas diárias, desde as mais simples até as mais complexas. E isso não é nenhum problema, afinal, o envelhecimento é um processo natural do corpo e infelizmente, tem suas consequências. Porém, podemos mudar a situação …

como perder barriga
Saúde
Como perder barriga: Com suplementos, na academia e com alimentação.

Os quilinhos a mais são incômodo para muita gente, principalmente aquelas mulheres que são magrinhas e a única coisa no visual que atrapalha é a barriguinha a mais. Seja por causa do efeito “barriga de chopp” ou a simples tendência de acumular gordura na região abdominal, a determinação para perder …