Musculação: Saiba como ter um melhor desempenho fazendo corretamente!

musculação
Corpo

A musculação é uma modalidade de treinamento que cresce a cada ano. As salas das academias estão cada vez mais cheias e as pessoas sentem os benefícios dela. Mas será que há alguma contraindicação? Será que ela pode ser praticada por qualquer pessoa?

São muitas dúvidas que giram em torno desse treino. Mas fique tranquilo (a). Nós vamos te ajudar a tirar todas elas.

Quem pode fazer musculação?

Esta é uma dúvida muito comum. A resposta é simples: qualquer pessoa. Fazer musculação é algo altamente saudável e que traz ótimos resultados. Ela foi, durante muito tempo, marginalizada. Mas hoje, até mesmo idosos tem excelentes resultados e melhoras consideráveis em sua qualidade de vida, quando realizam um treino de musculação bem feito.

Homens, mulheres, donas de casa, idosos e até adolescentes, podem fazer esse exercício sem medo algum. A única questão que envolve que pode fazer musculação, é a forma como o treino é feito.

Ele deve respeitar as individualidades de cada pessoa, usar uma carga adequada e levar em conta o desenvolvimento de cada um. Se isso for respeitado, não há o menor problema em qualquer pessoa fazer essa atividade física. Porém, se alguns destes pontos não forem levados em conta, há sim, a chance de lesões.

Além de todas estas vantagens, ainda há mais uma, cada vez mais validade pela ciência: musculação emagrece!

Será que ajuda a emagrecer?

Sim. Muitos estudos já mostram isso. Além de causar um gasto calórico total bastante acentuado, a musculação ainda tem uma participação direta em outro ponto: ela aumenta o metabolismo basal.

O metabolismo basal se refere a quantidade de energia que nosso corpo precisa para que possa manter-se ativo e vivo. Com o aumento da massa muscular, que a musculação proporciona, temos também um aumento da necessidade de energia para “alimentar” os músculos. Com isso, o corpo gasta mais energia e se a dieta for adequada, emagrecemos.

Outro ponto, que justifica o fato de que a musculação emagrece, é que ela provoca um fenômeno chamado de EPOC. O EPOC, sigla para excess post excersise oxygen consumption, ou aumento do consumo de oxigênio pós-exercício, é o gasto calórico aumentado que nosso corpo tem, ao final do treino.

Como ele causa um estímulo muito forte no organismo, o corpo precisa de um maior aporte de oxigênio e consequentemente, de energia, para regenerar as fibras. Isso aumenta consideravelmente o gasto calórico e causa o emagrecimento. Por estas razões, que ela ajuda a emagrecer!

musculaçãoExistem contraindicações na prática de musculação?

Na musculação, as contraindicações estão relacionadas a individualidade de cada pessoa. A prática em si, não traz problemas. A má utilização dos estímulos e exercícios, é que pode trazer. Por exemplo, uma pessoa que tenha algum problema de joelho, não pode fazer qualquer exercício para os músculos. Ele precisa adequar seu problema aos exercícios.

O mesmo acontece para quem tem qualquer problema articular ou de saúde. Porém, como a musculação permite uma infinidade de adaptações, com a orientação adequada, é possível treinar sem que haja qualquer contraindicação. Para isso, seu perfil e individualidade precisam ser respeitadas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *