Pilula do dia seguinte: Entenda como ela funciona!

  • Padres Marfa
  • Category : Saúde
Saúde

Também conhecida como pílula de emergência, a pílula do dia seguinte é um recurso que poderá ser utilizado em caso de sexo desprotegido, rompimento da camisinha, esquecimento da pilula convencional, entre outros. A indicação médica é para que o remédio seja ingerido em uma prazo de 72 horas, garantindo assim mais eficiência. A pílula pode ser adquirida facilmente em redes farmacêuticas, sem a necessidade uma receita médica. Se você quer entender melhor esse medicamento, continue lendo esse artigo!

Quando usar a Pílula do dia seguinte?

Especialistas garantem que o uso contínuo do método pode acarretar sérios problemas as trombas uterinas, podendo levar ao desenvolvimento de cistos e tumores. Para quem usa esporadicamente, alguns efeitos colaterais podem ser sentidos. Dores de cabeça, acne e aumento de peso são alguns dos sintomas. Após ingerida a pílula pode funcionar de três jeitos, dependendo do estágio do ciclo menstrual.

No primeiro caso, se a mulher já tiver ovulado, a pílula impede a implementação do óvulo fecundado, evitando assim a gravidez. O segundo tipo de reação é quando a mulher está para ovular, nesse caso a pílula inibe ou atrasa a ovulação. Existe ainda uma reação que ocorre em qualquer período do ciclo menstrual, quando aumenta a viscosidade do muco vaginal dificultando a passagem do espermatozoide.

Como tomar?

O método de uso é simples. Dependendo do fabricante a cartela pode vir com um ou dois comprimidos. Quando é apenas um, a recomendação médica é a ingestão com água. No caso dos dois comprimidos, deve-se consultar a bula para ter certeza da ordem em que devem ser tomados.

O mais comum é tomar a primeira pílula o quanto antes e a segunda em um intervalo de 12 horas. Um comprimido tem em média a quantia de hormônios presentes em metade de uma cartela da pílula convencional.  Quando se trata de valores, a pílula do dia seguinte pode ser encontrada por aproximadamente R$ 20. As mais caras geralmente não ultrapassam dos R$ 30. O risco de acontecer um aborto é relativamente baixo. A questão é que quando há a fecundação o remédio pode gerar a expulsão do embrião, ou seja, o aborto.

Qual é a eficácia?

A maioria das marcas que produzem o medicamento garante uma efetividade de 95% nas primeiras 24 horas após a relação sexual. A eficiência do medicamento cai com o passar das horas. Em geral se ingerida dentro de 72 horas evita a gestação. Em alguns raros casos, a demora no uso da pílula pode causar uma gravidez ectópica, ou seja, o feto se desenvolve fora do útero, normalmente nas tubas. Isso raramente causa resultados negativos ao corpo da mulher, já que o óvulo fecundado fica parado ali, ele acaba sendo absorvido pelo organismo.

Corta o efeito do anticoncepcional?

Uma dúvida comum entre as mulher é se o uso da pílula corta o efeito de outros anticoncepcionais, o que não ocorre. O mais comum é a união dos hormônios presentes em casa método criando então um tipo de reforço.

A orientação médica é sempre para que se procure um método contraceptivo que não agrida tanto o corpo. Afinal, a pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios que pode gerar diversos sintomas e desconfortos para quem ingerir. A recomendação é optar pela camisinha ou o anticoncepcional comum de ciclo 21 ou 24.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

impotencia sexual
Saúde
Impotência sexual: Veja porque ela acontece e os melhores tratamentos naturais!

A impotência sexual não é um problema tão raro e incomum quanto pensamos. Boa parte da população reclama desse problema, tanto homens quanto mulheres. Além de ser um problema terrível para a autoestima a autoconfiança, a impotência afeta o desempenho sexual e prejudica a vida do casal que sofre com …

melhorar disposicao
Saúde
Como melhorar a disposição: Veja as melhores dicas naturais para ter mais energia!

Com o passar do tempo, nosso corpo vai ficando cansado e menos disposto para as tarefas diárias, desde as mais simples até as mais complexas. E isso não é nenhum problema, afinal, o envelhecimento é um processo natural do corpo e infelizmente, tem suas consequências. Porém, podemos mudar a situação …

mentruacao atrasada
Saúde
Menstruação Atrasada: Veja quais são os prováveis motivos e saiba o que fazer!

Normalmente a mulher possui um ciclo menstrual que dura entre 25 e 31 dias, porém nem sempre a mulher que tem o ciclo regular terá a menstruação no dia esperado, pois é muito comum que ela tenha a menstruação atrasada, e ao contrário do que muitos pensam isso nem sempre …