Pilula do dia seguinte: Entenda como ela funciona!

  • Padres Marfa
  • Category : Saúde
Saúde

Também conhecida como pílula de emergência, a pílula do dia seguinte é um recurso que poderá ser utilizado em caso de sexo desprotegido, rompimento da camisinha, esquecimento da pilula convencional, entre outros. A indicação médica é para que o remédio seja ingerido em uma prazo de 72 horas, garantindo assim mais eficiência. A pílula pode ser adquirida facilmente em redes farmacêuticas, sem a necessidade uma receita médica. Se você quer entender melhor esse medicamento, continue lendo esse artigo!

Quando usar a Pílula do dia seguinte?

Especialistas garantem que o uso contínuo do método pode acarretar sérios problemas as trombas uterinas, podendo levar ao desenvolvimento de cistos e tumores. Para quem usa esporadicamente, alguns efeitos colaterais podem ser sentidos. Dores de cabeça, acne e aumento de peso são alguns dos sintomas. Após ingerida a pílula pode funcionar de três jeitos, dependendo do estágio do ciclo menstrual.

No primeiro caso, se a mulher já tiver ovulado, a pílula impede a implementação do óvulo fecundado, evitando assim a gravidez. O segundo tipo de reação é quando a mulher está para ovular, nesse caso a pílula inibe ou atrasa a ovulação. Existe ainda uma reação que ocorre em qualquer período do ciclo menstrual, quando aumenta a viscosidade do muco vaginal dificultando a passagem do espermatozoide.

Como tomar?

O método de uso é simples. Dependendo do fabricante a cartela pode vir com um ou dois comprimidos. Quando é apenas um, a recomendação médica é a ingestão com água. No caso dos dois comprimidos, deve-se consultar a bula para ter certeza da ordem em que devem ser tomados.

O mais comum é tomar a primeira pílula o quanto antes e a segunda em um intervalo de 12 horas. Um comprimido tem em média a quantia de hormônios presentes em metade de uma cartela da pílula convencional.  Quando se trata de valores, a pílula do dia seguinte pode ser encontrada por aproximadamente R$ 20. As mais caras geralmente não ultrapassam dos R$ 30. O risco de acontecer um aborto é relativamente baixo. A questão é que quando há a fecundação o remédio pode gerar a expulsão do embrião, ou seja, o aborto.

Qual é a eficácia?

A maioria das marcas que produzem o medicamento garante uma efetividade de 95% nas primeiras 24 horas após a relação sexual. A eficiência do medicamento cai com o passar das horas. Em geral se ingerida dentro de 72 horas evita a gestação. Em alguns raros casos, a demora no uso da pílula pode causar uma gravidez ectópica, ou seja, o feto se desenvolve fora do útero, normalmente nas tubas. Isso raramente causa resultados negativos ao corpo da mulher, já que o óvulo fecundado fica parado ali, ele acaba sendo absorvido pelo organismo.

Corta o efeito do anticoncepcional?

Uma dúvida comum entre as mulher é se o uso da pílula corta o efeito de outros anticoncepcionais, o que não ocorre. O mais comum é a união dos hormônios presentes em casa método criando então um tipo de reforço.

A orientação médica é sempre para que se procure um método contraceptivo que não agrida tanto o corpo. Afinal, a pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios que pode gerar diversos sintomas e desconfortos para quem ingerir. A recomendação é optar pela camisinha ou o anticoncepcional comum de ciclo 21 ou 24.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacinação
Saúde
Porque vacinar o seu filho? Saiba a importância dessa ação!

A vacinação das crianças é muito importante para que elas fiquem imunes a vários tipos de vírus e assim não peguem doenças. No entanto, muitos pais ainda deixam de levar seus filhos para vacinar, e por isso a seguir eu irei falar um pouco sobre a importância da vacinação. Não …

mais libido casal
Saúde
Aumento da Libido: Tratamentos naturais, psicológicos, e tudo sobre esse processo

Com o passar do anos é normal que se perca um pouco do desejo sexual, isso se deve ao fato de que os hormônios começam a diminuir sua produção e interferem em diversas funções do corpo, inclusive no apetite sexual. Mas hoje nós vamos contar algumas maneiras que você pode …

vitaminas
Saúde
Vitaminas: Quais a sua importância no dia a dia? Onde encontrá-las? Existe excesso? Contamos tudo aqui!

No dia a dia precisamos de consumir algumas vitaminas para que nosso organismo funcione bem. São vitaminas, minerais e outros nutrientes que trabalham para melhorar os sistemas do corpo e assim possibilitando uma vida mais saudável e cheia de energia. A grande maioria das vitaminas podem ser consumidas pela alimentação …