Vitaminas: Quais a sua importância no dia a dia? Onde encontrá-las? Existe excesso? Contamos tudo aqui!

  • Padres Marfa
  • Category : Saúde
vitaminas
Saúde

No dia a dia precisamos de consumir algumas vitaminas para que nosso organismo funcione bem. São vitaminas, minerais e outros nutrientes que trabalham para melhorar os sistemas do corpo e assim possibilitando uma vida mais saudável e cheia de energia.

A grande maioria das vitaminas podem ser consumidas pela alimentação e produzidas naturalmente pelo corpo. Porém, pode acontecer de não serem suficientes para suprir as necessidades do corpo e nesse caso é preciso de utilizar suplementos e aumentar a ingestão delas por meio da alimentação.

Quer saber quais são as vitaminas mais importantes e os benefícios dela para a nossa saúde? Continue lendo e confira tudo!

Qual a importância das vitaminas?

As vitaminas desempenham diversas funções no corpo, são responsáveis por manter a pele bonita, produzir colágeno, elasticidade e evitar o envelhecimento precoce. Elas também podem ajudar a deixar as unhas e cabelos mais resistentes, bonitos e hidratados.

As vitaminas são necessárias também para ajudar a melhorar o metabolismo, funcionamento do órgãos e prevenir doenças sérias, como as cardíacas, respiratórias entre muitas outras. Até mesmo para ter mais disposição e energia no dia a dia é preciso que você esteja com níveis satisfatórios de vitaminas. Elas ajudam a evitar depressão, cansaço exagerado, anemias, entre muitos outros problemas.

Onde encontrar as vitaminas?

Como já dissemos as vitaminas podem ser encontradas facilmente nos alimentos, e até mesmo o sol é fonte de um vitamina muito importante, a D, por isso, ter contato com o sol, de maneira segura e sempre com protetor solar, uma alimentação rica em legumes, frutas e verduras, são um dos principais passos para conseguir ter as vitaminas em doses adequadas no corpo.

Até mesmo produtos que usamos todos os dias como cremes e óleos são capazes de nos fornecer centenas de nutrientes para pele o corpo. Mas ainda assim, pode ocorrer do corpo não receber vitaminas suficientes, neste caso você pode optar por suplementação natural.

Essas suplementações são fornecidas em cápsulas, comprimidos e até mesmo líquidas e em pó. Basta que você tome as quantidades recomendadas por dia e já vai se sentir muito melhor.

suplemento de vitaminas

Cuidado com o excesso

Assim como tudo na vida, as vitaminas em excesso também podem prejudicar o nosso corpo. Por isso, você deve ter um controle com seu médico, principalmente se estiver tomando suplementos, para que por meio de exames periódicos sejam identificados as vitaminas que estão em falta e as que podem estar em excesso no organismo.

Um exemplo, é a vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade e na sabedoria popular é boa também para evitar gripes e resfriados. Mas a verdade é que o consumo em excesso dessa vitamina, pode acabar provocando problemas como cálculo renal e até outros problemas de estômago. Procure saber exatamente quais são os suplementos que você está consumindo e qual é a necessidade do seu corpo. Essa é a melhor maneira de se manter saudável.

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacinação
Saúde
Porque vacinar o seu filho? Saiba a importância dessa ação!

A vacinação das crianças é muito importante para que elas fiquem imunes a vários tipos de vírus e assim não peguem doenças. No entanto, muitos pais ainda deixam de levar seus filhos para vacinar, e por isso a seguir eu irei falar um pouco sobre a importância da vacinação. Não …

mais libido casal
Saúde
Aumento da Libido: Tratamentos naturais, psicológicos, e tudo sobre esse processo

Com o passar do anos é normal que se perca um pouco do desejo sexual, isso se deve ao fato de que os hormônios começam a diminuir sua produção e interferem em diversas funções do corpo, inclusive no apetite sexual. Mas hoje nós vamos contar algumas maneiras que você pode …

espinha na bochecha
Saúde
Remédios para espinhas: Com receita médica, sem receita, cuidados ao tomar, efeitos colaterais e mais!

As espinhas podem aparecer em pessoas de várias idades e geralmente costumam causar bastante constrangimento em quem as possui. Se você também está com espinhas no rosto e no corpo e por isso deseja dar fim a elas, este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar sobre …